Ucrânia: Terra de Homes, um novo projeto para proteger meninos e meninas nas regiões mais afetadas pela guerra

Graças ao apoio da Cooperação Italiana (Aics Kiev), Terre des Hommes lançou o projeto Keep me safe para oferecer assistência psicossocial, educacional e económica a meninas e meninos ucranianos e às suas famílias.

O projecto, financiado pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento, prestará apoio a 7.000 pessoas, incluindo 5.000 rapazes e raparigas, nas regiões de Chernihiv, Kharkiv e Kherson, entre as mais afectadas pela destruição da guerra. As áreas selecionadas – lemos num comunicado de imprensa – estão entre as mais expostas e afetadas.

Os serviços oferecidos incluem atividades educativas em escolas e comunidades, serviços especializados de proteção às pessoas mais vulneráveis, especialmente menores, e assistência económica às famílias. “Foram escolhidas algumas das áreas mais afetadas, ainda hoje, pelo conflito, onde as comunidades locais têm sido atacadas diariamente há mais de dois anos, com consequências devastadoras a nível psicológico, especialmente para meninas e meninos”, declara Stefano Antichi, Representante nacional da Fundação Terre des Hommes Italia Onlus na Ucrânia. “O som da sirene antimíssil, que todos os dias e repetidamente nos lembra da dramática realidade da guerra, tornou-se uma normalidade anormal.

Os prejuízos desta situação serão um triste legado que a população carregará; daqui a anos.” O projeto tem três componentes fundamentais, a do apoio psicossocial, com assistentes sociais e psicólogos especializados ao serviço da comunidade; o do apoio escolar às crianças que ficaram para trás nas aulas devido ao prolongado período de emergência, primeiro a pandemia e imediatamente após a invasão russa e, finalmente, o apoio financeiro às famílias vulneráveis ​​que têm a necessidade iminente de adquirir bens prioritários.

Cursos de formação especializados em questões de proteção infantil também são planejados pela Fundação Terre des Hommes Italia Onlus e dedicados a professores e funcionários envolvidos no projeto.


Informações:SIR