Universidades católicas realizarão mesa redonda em Roma sobre vulnerabilidade e saúde

A SACRU , uma rede internacional de universidades católicas, está realizando uma mesa redonda sobre “Vulnerabilidade e Assistência Médica”, um projeto interdisciplinar e colaborativo que envolveu alunos de doutorado e professores de apoio de sete instituições diferentes.

O encontro será realizado na segunda-feira, 7 de abril, das 16h30 às 19h, no campus de Roma da Universidade Católica Australiana.

Ao longo de uma série de encontros virtuais, os doutorandos têm explorado o tema da vulnerabilidade e da assistência médica através das lentes de seus respectivos projetos de pesquisa, que abordam tópicos como testes de vacinas em países em desenvolvimento, suicídio assistido por médico, testes genéticos pré-natais, diálogo inter-religioso sobre assistência médica em zonas de conflito, limites na ética ambiental, história da medicina monástica, virtudes aristotélicas e tomistas e justiça social e ecológica em cuidados residenciais para idosos.

A reunião será aberta pelo Prof. David G. Kirchhoffer, Diretor do Queensland Bioethics Centre na Australian Catholic University e Presidente do SACRU Working Group on Vulnerability. Isso será seguido pelo discurso principal “The Concept of Vulnerability: Recent Developments in Theological Ethics” pelo Professor James Keenan, SJ, Vice-Reitor de Engajamento Global no Boston College.

A mesa redonda sobre Vulnerabilidade e Cuidados de Saúde será liderada por estudantes de doutoramento das universidades membros da SACRU: Lachlan Green (Australian Catholic University), Dorothy Goehring (Boston College), Gabriel Vidal (Pontifícia Universidade Católica do Chile), Jefferson da Silva Bellarmino (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Joana Ramos (Universidade Católica Portuguesa), Enrico Frosio (Università Cattolica del Sacro Cuore), com contribuições de Aitana Juan Giner (Universitat Ramon Llull) e Geetanjali Rogers (Universidade Católica Australiana).

Após uma sessão de perguntas e respostas e discussão aberta, o discurso final “Reflexões sobre vulnerabilidade e assistência médica: uma resposta ao painel” será proferido por Carolina Montero Orphanopoulos (Universidad Católica Silva Henríquez), vencedora do Prêmio Fundação Centesimus Annus Pro Pontifice 2024 em “Economia e Sociedade” por sua pesquisa intitulada “Vulnerabilidade: Rumo a uma ética mais humana.


Informações Por Notícias do Vaticano