Olhar para Pentecostes é contemplar o mover de Deus em sua Igreja, impelindo-a a ser, de fato, o que Ele sonhou desde o princípio, a ponte que liga o coração do homem ao Coração de Deus.
Vemos, em uma passagem muito conhecida por nós, retirada do Livro dos Atos dos Apóstolos o seguinte:
“Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam.
Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava.”
Agora precisamos pensar em como se encontravam esses discípulos antes de Pentecostes, o que eles faziam, e ao pensar em todo o contexto vemos que aqueles homens, a medida em que permitiram a Ação Plena do Espírito Santo, foram realmente transformados.
Outrora se encontravam tristes, amedrontados, desesperançosos, se escondiam dos demais.
Havia ali naquele meio alguém que tinha uma relação de profunda intimidade com o Espírito Santo, para ela, a terceira Pessoa da Santíssima Trindade não era desconhecida, esta pessoa é a Santíssima Virgem Maria, ela estava intercedendo por eles, pois sabia que só a Ação do Espírito poderia afastar desses corações toda dureza, toda incredulidade, todo amortecimento que vai se achegando a nós pouco a pouco.
E, como a passagem nos relata, o Espírito Santo desceu naquele cenáculo, tomou todo aquele lugar, com um ruído, um vendaval impetuoso e se repartiu sobre cada um deles os cumulando de toda Graça, Poder e Autoridade Espiritual.
Quantas vezes você e eu nos encontramos assim como aqueles apóstolos: com medo, incertos, vacilantes, querendo voltar atrás, incrédulos ou até mesmo revoltados com alguma situação que nos acontece no dia-a-dia, e nos esquecemos que podemos viver a mesma experiência daqueles homens, a Experiência com o Espírito Santo, a Experiência de Pentecostes, uma experiência que pode transformar e mudar toda realidade a qual Ele toca.
Uma pessoa cheia do Espírito Santo pode mudar o mundo, sabia disso?
Olhemos para estes apóstolos, de pessoas amedrontadas se tornaram exímios anunciadores do Evangelho aos quatro cantos da Terra, deram a vida por Cristo, fecundaram a terra com o seu sangue para que você e eu conhecêssemos a Mensagem de Jesus Cristo.
Mas o que nos separa dessa ação do Espírito Santo é somente o desejo ardente do nosso Coração, Ele que mora em nós desde o momento do nosso Batismo, espera que o deixemos entrar e transformar tudo, nos configurando a Jesus.
Quer receber o Espirito Santo neste dia? Quer ser cheio do Espírito Santo? Quer viver uma verdadeira experiência de Pentecostes?
Clame sem medo: VEM ESPÍRITO DE DEUS!
Pentecostes não é algo que aconteceu no passado e ficou somente marcado na história, é algo atual, é algo que precisa e pode acontecer hoje, agora aqui.