O ministério ordenado é a forma sacramental do Carisma
A Comunidade Católica Presença tem a graça de contar dentre seus membros, pessoas casadas, celibatárias, ministros ordenados para o serviço sacerdotal e para o diaconato permanente. Esta diversidade, de estados de vida presentes no Carisma, demonstra a grande riqueza que esta Obra oferece para a Igreja. Nossas vocações, tomando como modelo nossa patrona Santa Catarina de Sena, servem, com toda fidelidade, a Santa Igreja Católica.
O chamado do Carisma, a ser e levar a Presença de Deus como fonte de benção, encontra no ministério ordenado, uma forma sacramental. De fato, o sacerdote age “in persona Christi”, isto é, na pessoa de Cristo, sendo Presença d’Ele no meio do povo. Por sua vez, o diácono é o homem da benção por excelência, e, portanto, se o Carisma exige de seus membros que sejam fonte de bençãos, o diácono pela própria ordenação é designado para abençoar. Desta forma, o Carisma se aplica aos membros clérigos de uma maneira peculiar.
Os presbíteros e diáconos permanentes exercem seu ministério inspirados no Carisma e dele absorvem elementos para o sustento do chamado. Neste sentido, o texto da Sagrada Escritura que fundamenta nossa existência, enquanto nova fundação, é a passagem da visitação (Cf. Lc 1, 39-42). Este é o modelo pelo qual eles exercem o seu serviço a Igreja. Os elementos da missionariedade, que leva Cristo às “regiões montanhosas” deste mundo, a disponibilidade em servir aos mais necessitados, a presença que se manifesta através da proximidade comunicando a misericórdia de Deus, a pastoral que faz com que as pessoas experimentem a alegria e o Batismo no Espírito Santo, constituem o fundamento de toda missão, bem como da espiritualidade dos membros clérigos.
Todos estes elementos são encontrados no testemunho da Virgem Maria que é a Serva do Senhor, segundo as palavras do Evangelho: “Eis a serva do Senhor” (Lc 1,38). O ministro ordenado encontra n’Ela, portanto, o modelo de serviço. Se o sacerdócio e o diaconato são, por natureza, ministeriais, importa vivê-los em união com a Mãe, que é a serva do Senhor. É desta forma, que os clérigos de nossa comunidade terão o seu ministério guardado pelas mãos de Maria, e assim, se tornarão fecundos em todas as suas dimensões.
A comunhão e integração dos diferentes estados de vida, na Comunidade Católica Presença, são uma dimensão essencial do Carisma. Por isso, os membros clérigos colhem da vivência fraterna e comunitária, a seiva essencial para viverem com fidelidade os objetivos do nosso chamado. Esta comunhão, é, portanto, primordial para o reto exercício deste dom recebido.
Louvamos a Deus porque Ele quis, que, dentre os chamados ao Carisma Presença, alguns o servisse no ministério sacerdotal e diaconal. À Igreja, manifestamos a nossa fidelidade e desejo de colaborar com sua obra evangelizadora, disponibilizando nossos frutos a fim de que alimentem àqueles que têm fome e sede da Presença de Deus.