Santo Antônio de Pádua e a graça da reconciliação

“É viva a Palavra quando são as obras que falam.” (Santo Antônio de Pádua)

Olá, Graça e paz.

Sou o missionário Antônio Carlos, vínculos definitivos e atualmente estou na casa de missão em Rio Branco, capital do Acre.

Gostaria de partilha uma experiência que vivi com um dos nossos baluartes; Santo Antônio de Pádua, pois na Comunidade Presença ele é apresentado como nosso ecônomo.

Partilho a experiência de um retiro de carnaval de 2023, na cidade de Casa Branca interior de São Paulo, onde fui acompanhando o Padre Bruno em uma pregação. Estando no retiro, tivemos um momento de partilha e sem saber participei de um grupo que tinha como santo escolhido, o nosso baluarte Santo Antônio de Pádua, e neste momento fiquei sem saber o que dizer pois para mim foi providência, pois também tenho o nome de Antônio e entre muitos grupos fui justamente para o grupo de Santo Antônio, então era certo que Deus queria falar algo e assim aconteceu.

O objetivo do grupo de partilha era apresentar a vida do santo para os jovens e desperta neles a devoção aos santos, e para isso era apresentado vários aspectos da vida do santo. Um dos aspectos apresentados era que Santo Antônio reconciliava os casais de namorados, noivos e matrimônios em crises, onde aconselhava ambas partes e os casais se reconciliavam, não era a minha situação, mas eu pedia em minhas orações a reconciliação com uma pessoa, pois já tinha pedido a intercessão de Nossa Senhora, São José, Santa Catarina, São João Paulo II, entre outros, mas não a Santo Antônio.

Na medida em que uma jovem falava sobre este aspecto da vida de Santo Antônio, o Espírito Santo foi me recordando essa causa que precisava de reconciliação, e naturalmente veio ao coração o desejo de pedir a Santo Antônio esta graça.

Contudo, fiquei a primeiro momento desconfiado de pedir a Santo Antônio, pois sempre pedia a ele a graça para pregar o evangelho, uma vez que ele é conhecido como “O Martelo dos Hereges”. Confesso que relutei, mas rezei a Santo Antônio pedindo que ele intercedesse junto a Jesus, mas que acima de tudo a vontade de Deus prevalece-se, pedi sua intercessão para viver a reconciliação com esta pessoa.

Obviamente os dois estavam sofrendo com aquela situação, e dias depois com a intercessão de Santo Antônio consegui conversar com a pessoa e nos reconciliamos, fiquei impressionado pois para mim era uma situação impossível, devido a situação que era desfavorável, mas graça a intercessão de Santo Antônio tudo ocorreu conforme a vontade de nosso bom Deus.   

Deus vos guarde, graça e paz.

Antônio Carlos
Missionário da Comunidade Presença