Santo Antônio, um homem cheio das virtudes do céu.

Santo Antônio foi um homem cheio de virtudes, porém aprendi que precisamos escolher uma virtude, aprofundar e rezar com ela para que possamos alcançá-la. Por isso quero destacar uma, a virtude da pobreza! Pois Deus tem me pedido para viver e alcançar a graça da santidade na dimensão da minha vocação, noivado e profissão através dessa virtude.

Amigo da pobreza e rosa da caridade!

Essa expressão dada a este santo pelo povo, tem me chamado muito a atenção “AMIGO DA POBREZA”.

Meus pensamentos eram muito pequenos em relação a pobreza, reduzia essa virtude apenas nas coisas materiais e na confiança a providência de Deus. Isso não está errado, porém não é só sobre o que eu tenho, mas é sobre o que eu sou! E isso é muito difícil, pois entra na dimensão do autoconhecimento, e cada vez mais as pessoas não sabem delas mesmo.

O movimento primeiro que deve acontecer na alma de uma pessoa que vive essa virtude é o diminuir-se, abaixar-se do orgulho e estar disponível a vontade de Deus.  A pobreza é um esvaziamento de si, é uma entrega confiante nas mãos de Deus, e isso é belíssimo.

Lembre-se sempre, que ser pobre é em primeiro lugar estar nas mãos de Deus!

A pouco tempo tive a graça de participar da formação de troca de vínculos na Comunidade e nossa fundadora Lucimar Maziero, nos falou algo sobre a pobreza que tem ecoado dentro do meu ser.

“O espírito de pobreza me faz confiar menos nas minhas capacidades e mais na força de Deus.”

Nesse caminho belíssimo de virtudes, temos a vida de Santo Antônio, baluarte da Comunidade Presença e que estamos festejando.

Esse santo foi exemplo de alguém que viveu nas mãos de Deus, que entregou suas capacidades intelectuais e sonhos, para fazer a vontade do seu Criador. Foi alguém que se esvaziou-se de si para ser cheio, repleto de Cristo. Desapegou-se dos seus planos pessoas para realizar os planos de Deus. Foi um amigo da pobreza!

 

E essa virtude é o que tem me inspirado a querer ser mais santa, pois não quero fazer a minha vontade, pelo contrário, quero uni-la a vontade de Deus para ser uma só. Sei que é uma virtude muito difícil de ser vivida mediante aos ensinamentos recebidos de TER, PODER, QUERER, mas quero contar com a intercessão de Santo Antônio para alcançar.  

Vamos juntos pedir ao Espírito Santo a graça de ser homens e mulheres pobres.

Que Deus ilumine os nossos passos e que através da vida de Santo Antônio, sejamos amigos da pobreza.

Yara Afonso dos Santos

Missionária da Comunidade Presença