Testemunho – Missão Porta-a-Porta. Tiago Borges

Testemunho - Missão Porta-a-Porta. Tiago Borges

“Maria dirigiu-se apressadamente…”

Durante minha caminhada com Deus por diversas vezes Ele me revelou o seu amor. Esta verdade do amor misericordioso de Deus transformou minha vida, e a cada dia ao progredir nesta graça percebo que muito tenho a experimentar. São Paulo na carta aos Efésios 3,18 nos diz que este amor é profundo, largo, alto, e que excede todo conhecimento racional. Assim, ao longo de nossa história, nós devemos mergulhar neste mistério afim de ser plenificado dele.

A experiência missionária consiste basicamente em anunciar este amor às pessoas. O mundo de hoje vive amargurado e no desamor. É missão daqueles que experimentaram da graça de Deus tornar este amor conhecido. De fato, a Virgem Maria é exemplo singular desta verdade. Ela após viver o seu encontro com Deus, apressadamente se dirigiu até a sua prima Isabel para testemunhar o poder da Palavra de Deus, e ser para ela Presença de Deus. Impulsionada pelo Espírito Santo, e movida pelo amor, ela não encontrou dificuldades para anunciar as maravilhas que o Senhor realizou nela.

É movido por este amor que também nós da Comunidade Católica Presença dissemos sim a Deus para ser e levar a Presença de Deus no meio do povo. Somos missionários porque vivemos um encontro pessoal com o amor de Deus, e não podemos guardar esta graça somente para nós. O amor de Deus nos impele. E não se trata de uma obrigação, mas é uma alegria, uma graça poder tornar conhecido aquilo que um dia encheu a nossa vida de sentido e nos tirou da amargura e do desamor.

Nos últimos meses tivemos a oportunidade de realizar algumas missões de visitas porta-a-porta. Um serviço simples, mas ao mesmo tempo exigente. Uma missão divina, e concomitantemente, humana ao extremo. Um chamado a entrar na vida da pessoa, e permitir ser instrumento de restauração e transformação. Algumas experiências nos marcam com maior evidência. Relato um fato em que ao entrar numa casa, fomos recebidos por uma jovem de 24 anos paralisada numa cama a 4 anos devido a um incidente em sua vida. Diante dela, nossas palavras preparadas perderam força. Ficamos sem palavras. Mas ao mesmo tempo pudemos orar com ela e ser Presença de Deus em sua vida. Naquele dia pudemos levar esperança pela Palavra anunciada.

Em contrapartida, saímos evangelizados pelo testemunho daquela jovem. Uma palavra nos marcou: “a única coisa que eu gostaria de fazer era poder lavar um prato na pia”. Ao ouvir isto meditamos sobre o valor que temos que dar às pequenas coisas, e saber aproveitar as oportunidades que Deus nos oferece para doar nossa vida.

Realizar uma obra de amor como esta enche a nossa vida de sentido. Existe uma multidão à espera do anúncio do Evangelho. Um povo sem esperança e motivo para viver. Nosso Senhor conta conosco para que o seu amor seja conhecido por todos. Não existe nenhuma realidade a qual o amor de Deus não seja capaz de tocar e transformar. Ser missionário é experimentar isto no cotidiano de nossa missão. Apressadamente, como Maria, devemos nos colocar a caminho. Ser e levar a Presença de Deus que é fonte de bênçãos no meio do povo é uma grande graça, pois é a oportunidade de ver e tocar no Reino de Deus acontecendo na vida das pessoas.

Venha você também viver esta experiência conosco.

Tiago Borges da Silva

Missionário da Comunidade Católica Presença